domingo, 10 de agosto de 2014





Sobre o câncer - O que é

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.
Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).
Fonte: Instituto Nacional do Câncer - INCA
www.inca.gov.br

Sobre o Câncer - Tipos

Na faixa etária que compreende dos 0 aos 19 anos, as neoplasia mais freqüentes incluem as leucemias (tumores da medula óssea), os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (tumores do sistema linfático), diferentemente dos adultos em que há predomínio das neoplasias do sistema de revestimento dos tecidos (carcinomas).
De acordo com a Classificação Internacional do Câncer Infantil segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) de 1996, os principais grupos diagnósticos são:
  • Leucemias
  • Linfomas e Neoplasias Reticuloendoteliais
  • Neoplasias do Sistema Nervoso Central e Neoplasias Intracraniais e Intraespinhais Mistas
  • Tumores do Sistema Nervosos Simpático
  • Retinoblastoma
  • Tumores Renais
  • Tumores Hepáticos
  • Tumores Ósseos Malignos
  • Sarcomas de Partes Moles
  • Neoplasias de Células Germinativas, Trofoblásticas e Gonadais
  • Carcinomas e outras Neoplasias Epiteliais Malignas
  • Outras Neoplasias Malignas Inespecíficas
    Esta classificação é utilizada pelos Registros de Câncer de Base Populacional de cada Estado, para que a nomenclatura fique uniforme.
Fonte: Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer - CONIACC
www.coniacc.org.br
Tem o objetivo de esclarecer a população do Rio Grande do Norte sobre os sinais e sintomas mais comuns do câncer em crianças e adolescentes. A Campanha alerta para a importância do diagnóstico precoce na obtenção da cura e de um tratamento sem sequelas com o lema : "Na luta contra o câncer infantojuvenil, quanto mais cedo melhor".
Período: Desde 2002.
Atividades: Em parceria com as Regionais de Saúde, os profissionais do RN são capacitados e, paralelamente, são feitas campanhas publicitárias nos meios de comunicação, como emissoras de rádio e televisão, jornais impressos, outdoors, busdoors, panfletos e cartazes nos municípios visitados pela equipe da Campanha. Nas escolas públicas e particulares é apresentada a peça teatral "Quanto mais cedo melhor", que aborda o tema. Essas ações se estendem aos 167 municipios do estado do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário